> 10/05/2017

Cursos Gratuitos

SENAI e SEBRAE oferecem cursos gratuitos para 2017

  

SENAI e SEBRAE oferecem cursos gratuitos para 2017

 

O Super MEI é um programa do Sebrae-SP voltado para o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento dos negócios, inicialmente com foco no Microempreendedor Individual (MEI). Agora, o Sebrae-SP facilitou ainda mais a participação de potenciais empreendedores no programa. Além de estar disponível para o MEI, o programa passa a ser acessível também à pessoa física. os MEIs formalizados que concluírem um curso do Super MEI têm ainda acesso ao Programa Juro Zero Empreendedor, que prevê empréstimos de R$ 1 mil a R$ 20 mil para capital de giro ou aquisição de equipamentos, ferramentas e outros produtos para o exercício das atividades como MEI. O prazo de pagamento do empréstimo é de 36 meses, com carência de seis. Para os empreendedores que pagarem em dia, o juro é zero. 

 

“É uma oportunidade única dos MEIs de nossa região se capacitarem em gestão, cursos técnicos e ainda ter um reforço no capital de giro através do programa SUPER MEI”, finaliza Busarello. 

 

A Escola SENAI em Rafard está com inscrições abertas para cursos relacionados abaixo, nas áreas de eletroeletrônica e metalmecânica, oferecidos gratuitamente em parceria com o SEBRAE-SP, pelo programa SUPERMEI. Os cursos serão presenciais e ocorrerão no período noturno, no seguinte endereço: Av. Dr. José Soares de Faria, 422 – Centro – Rafard-SP.

 

REGISTRE SEU INTERESSE AQUI

 

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DIAGRAMAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS – Carga Horária: 48 horas – Horário Noturno: das 18h às 22h

 

  • Objetivo: Desenvolver competências nos profissionais dessa área para leitura e interpretação de diagramas elétricos, identificando simbologias convencionais, de acordo com normas técnicas, ambientais, de qualidade e de segurança e saúde no trabalho.
  •  Pré-Requisitos: Idade mínima de 18 anos, possuir o Ensino Fundamental concluído, comprovar conhecimentos e experiências anteriores em Instalações Elétricas, adquiridos em outros cursos, no trabalho ou em outros meios informais.
  • Conteúdo Programático: Simbologia, ligação de transformadores, diagrama elétrico predial, diagrama elétrico funcional, multifilar e unifilar, aterramento e dispositivos de comando.

 

 

METROLOGIA PARA MECÂNICA – Carga Horária: 48 horas – Horário Noturno: das 18h às 22h

 

  • Objetivo: Estabelecer o desenvolvimento de competências relativas ao manuseio de instrumentos e equipamentos de medição de acordo com normas técnicas, de qualidade, ambientais e de segurança.
  •  Pré-Requisitos: Idade mínima de 18 anos, possuir o Ensino Fundamental concluído, comprovar conhecimentos e experiências anteriores em Desenho Técnico, adquiridos em outros cursos, no trabalho ou em outros meios informais.
  • Conteúdo Programático: Fundamentos do controle dimensional, características do laboratório de metrologia, sistema internacional de medidas, medidas lineares, conversões de unidades de medidas, medidas angulares, erros de medição, características, utilização e conservação de instrumentos, régua graduada, paquímetro, micrômetro externo e interno, relógios comparadores e apalpadores, súbito, transferidor, goniômetro, sistema de tolerância e ajuste ISO, funcionamento e características de calibradores, blocos-padrão, mesa de seno, projetor de perfil, rugosímetro, durômetro, medição indireta, medição de roscas,   procedimentos e normas, higiene e segurança no trabalho.

 

 

TÉCNICAS PARA LUBRIFICAÇÃO INDUSTRIAL – Carga Horária: 48 horas – Horário Noturno: das 18h às 22h

 

  •  Objetivo: Visa o desenvolvimento de competências relativas à lubrificação de máquinas e equipamentos industriais.
  • Pré-Requisitos: Idade mínima de 18 anos; Ensino Fundamental concluído; Comprovar conhecimentos e experiências anteriores referentes as áreas de manutenção mecânica, adquiridos em outros cursos, no trabalho ou em outros meios informais;
  • Conteúdo Programático: Lubrificação Industrial; Ordem de Serviço – Tiopos de lubrificantes; Propriedades Físico-Químicas dos Lubrificantes; Emulsões; Óleos; Graxas; Aditivos; Desengraxamento e Limpeza Métodos de Aplicação dos Lubrificantes; Princípios; Aplicação, Lubrificação Centralizada; Prática de Lubrificação de equipamentos; Planejamento da lubrificação Descarte adequado de Lubrificantes usados.

 

 

TÉCNICAS DE MONTAGEM E DESMONTAGEM DE CONJUNTOS MECÂNICOS – Carga Horária: 48 horas – Horário Manhã: das 08h às 12h e Noturno: das 18h às 22h

 

  •  Objetivo: Visa o desenvolvimento de competências relativas à montagem e desmontagem de conjuntos em máquinas e equipamentos mecânicos.
  • Pré-Requisitos: Idade mínima de 18 anos; Ensino Fundamental concluído; Comprovar conhecimentos e experiências anteriores referentes as áreas de manutenção e metrologia, adquiridos em outros cursos, no trabalho ou em outros meios informais.
  • Conteúdo Programático: Planejamento da manutenção, Avaliação e inspeção de conjuntos mecânicos, Manutenção corretiva, preventiva e preditiva, Inspeção dimensional, Técnicas de desmontagem, Técnicas de montagem, Técnicas de recuperação, ajuste e trocas: elementos de máquinas, conjuntos e equipamentos mecânicos, sistemas de lubrificação, sistema hidropneumático e máquinas, Técnicas de alinhamento, Técnicas de nivelamento, Preservação e acondicionamento, Procedimentos, Normas, Padrões, Higiene e segurança no trabalho.

 

 

TÉCNICAS DE MONTAGEM E DESMONTAGEM DE ROLAMENTOS – Carga Horária: 48 horas – Horário Manhã: das 08h às 12h e Noturno: das 18h às 22h

 

  •  Objetivo: Visa o desenvolvimento de competências relativas à montagem e desmontagem de rolamentos, que trabalham na manutenção de máquinas e equipamentos industriais.
  • Pré-Requisitos: Idade mínima de 18 anos e Ensino Fundamental concluído.
  • Conteúdo Programático: Elementos: de fixação, vedação e transmissão; Mancal: de deslizamento e rolamento; Rolamentos: Tipos, aplicações, avaliação e inspeção; Procedimentos: Desmontagem de rolamentos: com interferência no eixo; com interferência sobre buchas; Montagem de rolamentos: com interferência no eixo; com interferência na caixa; Análise de falhas em rolamentos; Causa de redução da vida útil dos rolamentos.

 

 

TÉCNICAS DE SOLDAGEM PELO PROCESSO TIG – Carga Horária: 28 horas – Horário Manhã: das 08h às 12h

 

  •  Objetivo: Visa o desenvolvimento de competências relativas à execução de soldagem em aço carbono pelo processo TIG nas posições plana e horizontal, de acordo com procedimentos técnicos, normas ambientais e de segurança.
  • Pré-Requisitos: Idade mínima de 18 anos e a 5ª série do Ensino Fundamental.
  • Conteúdo Programático: Identificar os metais de base; Identificar os metais de adição; Avaliar as condições do ambiente onde será realizada a soldagem; Utilizar EPI’s e EPC’s da área de soldagem; Ajustar os parâmetros de soldagem; Manusear ferramentas para limpeza de cordões de solda; Manusear máquinas e equipamentos do Processo TIG; Executar soldagem nas posições 1F, 1G, 2F e 2G.

 

 

 

Após atingir o número necessário para a formação da turma, o SEBRAE-SP fará a seleção e a convocação dos candidatos para as matrículas.

 

Escola SENAI “Celso Charuri” – Unidade Rafard

Av. Dr. José Soares de Faria, 422- Centro – Rafard-SP

(19) 3496 7550 | facebook.com/rafardsenai  | rafard.sp.senai.br

 

 

 

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar