Sobre o Curso

ÁREA
Eletricidade

CARGA HORÁRIA
800 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
Escola Senai "Celso Charuri" - Unidade Rafard
Av. Dr. José Soares de Faria, 422 - Centro | Rafard CEP: 13370-000

TELEFONE
19 3496-7550

E-MAIL
secretaria561@sp.senai.br

TURMA(S)
Já iniciadas - Acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

VALOR
Gratuito

Resumo

O curso de Aprendizagem Industrial Eletricista Industrial tem por objetivo proporcionar qualificação profissional na instalação de sistemas eletroeletrônicos em baixa tensão, de acordo com normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de meio ambiente.

Requisito

O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 17 anos e no máximo idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos.
O aluno deverá ter concluído o Nível Fundamental.

turmas disponíveis

Programação do Curso


COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA: 76h
Comunicação; Técnicas de intelecção de texto; Parágrafo; Descrição; Dissertação; Relatório Técnico; Pesquisa; Editor de Textos; Editor de apresentações gráficas.

MATEMÁTICA APLICADA: 40 horas
Números inteiros; Números decimais; Números Fracionários; Razão e Proporção; Elementos da geometria.

DESENHO TÉCNICO: 80 horas
Caligrafia Técnica; Perspectiva Isométrica; Projeção Ortogonal no 1º diedro; Escala; Cotagem; Vistas Seccionadas (Corte); Representação gráfica; Desenho de conjunto; CAD: Software de CAD; Controle de Imagem; Elementos de Geometria; Hachuras; Textos; Dimensionamentos; Impressão; Utilização de Biblioteca e Símbolos de Eletricidade.

ELETRICIDADE: 120 horas
Energia Elétrica; Grandezas fundamentais da eletricidade; Circuito elétrico; Algarismos significativos; Resistores; Capacitores; Indutores; Leis da Eletricidade; Potência elétrica em corrente contínua; Magnetismo; Eletromagnetismo; Relé; Corrente alternada; Potência elétrica em corrente alternada; Instrumentos e equipamentos.

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS: 120 horas
Infraestrutura; Condutores elétricos; Sistemas elétricos; Sistemas de Alimentação; Representações de instalação elétrica; Interruptores; Minuterias; Dimmer; Tomadas; Lâmpadas; Proteção de instalações elétricas; Quadros; Sistemas de aterramento; Proteção contra descargas elétricas; Ferramentas e acessórios; Equipamentos e acessórios de segurança; Instrumentos; Normas e procedimentos relacionados à instalação de sistemas eletroeletrônicos.

SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS PREDIAIS: 108 horas
Sensores; Dispositivos; Sistemas para automação predial; Dimensionamento de instalação elétrica; Instrumentos; Ferramentas; Procedimentos para testes e validação.

MÁQUINAS ELÉTRICAS E ACIONAMENTOS: 216 horas
Transformadores; Motores elétricos; Comandos Elétricos; Dispositivos de acionamento eletroeletrônicos; Painéis de comando; Ferramentas e equipamentos; Dispositivos de fixação; Instrumentos; Montagem de quadros; Validação; Normas e procedimentos técnicos, ambientais, de saúde e segurança no trabalho relacionados a máquinas elétricas e acionamentos eletroeletrônicos industriais.

SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE NR 10: 40 horas
Situações de Risco; Medidas de controle do Risco Elétrico; Seleção de EPI e EPC; Normas e procedimentos de segurança; Proteção e combate a incêndios; Primeiros socorros.